Aniversário

Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Pelotas completa 30 anos

Entidade atua desde 1989 na cidade defendendo os direitos da classe; programação celebra a data neste sábado

Divulgação -

O sindicato dos trabalhadores domésticos de Pelotas está de aniversário. São 30 anos de busca e defesa dos direitos da classe. Para comemorar a data, será realizado um evento com ciclo de palestras e rodas de conversa, neste sábado (26), na sede da instituição, na rua Santa Cruz, 2.454. Hoje o sindicato conta com mais de dois mil associados e 6 advogados representantes.

Desde os anos 70, começaram a surgir movimentos que debatiam o direito da classe na cidade, mas foi no dia 17 de Junho de 89 que Iolanda Prestes, notável ativista da causa, centralizou as discussões e fundou o sindicato que hoje completa três décadas.

Ernestina Pereira é a atual vice presidente da instituição. Ela conta que, há muitos anos, está envolvida em causas trabalhistas, e foi presidente deste sindicato em 1993. Dentre diversas conquistas alcançadas ao longo destes anos, ela lembra a mais recente: A ratificação no país da Convenção 189 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que determina uma série de direitos para as domésticas, como tempo de férias e horas de trabalho, reconhecidos internacionalmente.

Como principal meta, Ernestina enfatiza a necessidade das trabalhadoras entenderem e buscarem a atuação do sindicato, local que ela considera como um ponto de encontro e reunião de forças. "No momento da rescisão, no momento de assinar um novo contrato. É importante porque aqui nós podemos orientar para garantir que seja feito tudo da forma mais correta", afirma a sindicalista.

Smartphones
Outra ferramenta de defesa das domésticas, lembrada por Ernestina, é o aplicativo para celulares "Laudelina", que leva o nome em homenagem a Laudelina de Campos Melo, ativista e trabalhadora doméstica que criou a primeira associação da categoria, em 1936. Nele, é possível acessar um guia sobre os direitos trabalhistas e ferramentas que calculam salários, benefícios e valores da rescisão contratual.

Programação do evento
Valor: R$10,00
Inscrições na hora somente para domésticas

08h30min - Recepção

9h- Mesa 1: Gênero, classe, etnia e raça
Sandrali de Campos Bueno
Dra. Beatriz
Cláudia Luiza Espineli

10h15min - Cafezinho

10:30min - Mesa 2: Reforma da Previdência e suas consequências
Dra. Marlinda Marques Fernandes
Dr. Maurício Raupp Martins
Leda Medeiros

12h30min - Almoço

14h - Mesa 3: Reforma Trabalhista x Trabalhadores e movimento sindical, convenção 189
Dr. Luiz Carlos Gaspar
Renata Jardim
Ernestina dos Santos Pereira

16h - Cafezinho

16h15min - Avaliação e Encaminhamentos

17h15min - Encerramento

 

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bolsonaro autoriza estudo para privatização dos Correios Anterior

Bolsonaro autoriza estudo para privatização dos Correios

Acesso para todos Próximo

Acesso para todos

Deixe seu comentário